Berçário ou “Bebezário”? Onde deixar o meu bebê?

Uma rápida reflexão: Orquidário é o lugar das orquídeas, berçário é o lugar dos berços e “Bebezário” é o lugar dos bebês. Parece simples, mas não é. Segundo o dicionário Aurélio, em hospitais, o berçário é o lugar onde ficam os berços para acolher os recém-nascidos. Ou ainda: “estabelecimento no qual os bebês são deixados pelos pais durante o dia para que possam ser guardados e alimentados”. E é assim que várias escolas concebem os seus espaços para receber os bebês. São os chamados “Berçários Assistencialistas”, que tem como filosofia dar assistência às necessidades básicas dos bebês. Já o “Bebezário” tem uma ideologia diferente. Conhecido como “Berçário Desenvolvimentista”, é o lugar reservado aos bebês. Voltando à reflexão, assim como as orquídeas, os bebês precisam de mais atenção do que apenas os seus cuidados básicos para se desenvolverem. Neste tipo de berçário é oferecido aos pequenos, atividades de estimulação como um todo. Um dos objetivos é promover o desenvolvimento da criança, visando prepará-la para uma etapa seguinte, com coleguinhas com idade acima de um ano. Respeitando sempre o tempo individual de cada um.

AMBIENTE ADEQUADO
Para acontecer esse desenvolvimento global a escola precisa ter um espaço preparado e não apenas um cantinho da escola. Itens como, espaço dos berços – para um sono tranquilo e reparador; ambiente amplo para estimulação psicomotora; local reservado e devidamente higienizado para a alimentação e lactário, devem fazer parte da estrutura. Sem esquecer os banheiros preparados para banho e, cozinha, para preparação de alimentos. Tudo devidamente, esterilizado e adequado ao cuidado que os bebês merecem.

ESTÍMULOS PARA O DESENVOLVIMENTO
Além disso, na rotina, durante a permanência na escola, devem ser incluídas atividades externas como, banho de sol, musicalização infantil, aulas especializadas de educação física com estimulação psicomotora, massagens, desenvolvimento motor e outras de incitação ao movimento. Tudo com bastante afeto e carinho. Seja no período parcial, ou integral, incluir atividades e rotinas aos bebês é essencial para um pleno desenvolvimento a aprendizagem do autoconhecimento dos pimpolhos. Em especial, para crianças que não têm irmãos. Conviver com outros bebês possibilita um melhor sono em casa, uma alimentação mais regular e estável, uma relação terna e serena com os familiares, depois de um dia cheio de estímulos na escola.

PLENO DESENVOLVIMENTO
Com o passar do tempo é perceptível os avanços dos bebês de um Berçário Desenvolvimentista. São crianças tranquilas no convívio familiar, com autonomia e comunicação fácil, prontas para avançar cada dia mais no objetivo central, o pleno desenvolvimento. Não há dúvidas quanto à importância do convívio dos bebês com outras crianças. A socialização é um dos aspectos mais importantes a ser trabalhado até os 3 anos. A criança cresce a partir dos estímulos variados que recebe (psicomotor, sensorial, linguagem oral, ampliação do conhecimento social) e a convivência com os iguais, enriquecida pela rotina , desencadeia um desenvolvendo que somente o Berrçário Desenvolvimentista proporciona. Por isso fazer a escolha por esse tipo de Berçário é, ao mesmo tempo, optar por oferecer o que há de melhor para seu bebê: associar o cuidar com estímulos oferecidos por profissionais sérios que entendem e sabem da necessidade de sua criança nessa primeira fase da vida. Através desse trabalho consciencioso, será possível identificar no bebê um diferencial, o que o tornará uma criança futura, mais autônoma e feliz.

Caso contrário, quando o estímulo ao desenvolvimento não faz parte da rotina dos pequenos o resultado são mães e pais se questionando, “meu bebê não fala nada ainda”, “o meu não fica sentado até hoje”, “a minha só dorme após chorar muito”, “o meu estranha todo mundo”. Nestes casos, a resposta é simples. Na maioria das vezes, essas e outras dificuldades dos bebês se devem ao fato deles não conviverem com os seus semelhantes. Entre familiares e adultos, ele reina plenamente. Daí, para fazer o que bem entende, é um pulo! Por isso, fazer a escolha por um Berçário Desenvolvimentista é optar por colher resultados bem mais satisfatórios para o desenvolvimento do bebê.

Prof. Harlem Renato – Diretor da Corujinha Escola Infantil e Berçário.

2018-09-05T09:13:12+00:00Dia a Dia|